sábado, 21 de abril de 2007

Sem Abrigo - LNES 144

Sem abrigo
Já toda a gente tropeçou neles. Às vezes com nojo, quase sempre com desconforto, normalmente com alguma coisa a arranhar até ao fundo da alma!
Mais que deprimente, é chocante o espectáculo da degradação humana socialmente adquirida. Mas se é chocante ver essa gente que bateu no fundo da condição social não é menos emocionante encontrarmos pessoas, homens e mulheres, que já sem condições nem meios, tentam ainda manter um resto de dignidade antes do colapso final. Cruzamo-nos com eles na rua: até passariam desapercebidos não fora o rosto, os olhos espezinhados pela vida e aquela carga insuportavel de miséria e desespero que se lhes adivinha na alma!
Ao lado estão vários lugares sobre este tema. Entre neles e vá até onde quizer. Depois, se puder, faça alguma coisa de concreto. Nada nos garante que, daqui a algum tempo, não seja um de nós – um amigo, um familiar – a estar naquelas condições. Demais, segundo dizem, o pior pecado é o da omissão.
Linha de Emergência Social ( Marque no seu telefone 144)

Como funciona ?

A linha 144 é gratuita. Um operador faz uma primeira triagem. Havendo uma questão social, o funcionário (da PT) transfere a chamada para a equipa central (da Segurança Social). Ali, existem técnicos preparados para prestar o primeiro apoio. De acordo com a localização geográfica, encaminham para o Centro Distrital da Segurança Social.

Qual a maior problemática? No início, os sem-abrigo garantiam a maior incidência de chamadas reais que caíam no 144. Agora, tal lugar é ocupado pela violência intrafamiliar. "O ano passado, 39,6 por cento das chamadas diziam respeito a violência doméstica", especifica José Amaro. Violência física (1402 pessoas, 687 processos), psíquica (1288 pessoas, 628 processos) e sexual (52 pessoas, 30 processos). Há quem ligue só para se aconselhar, mas também quem tenha fugido de casa com os documentos e a roupa do corpo e precise de alojamento de emergência.

Assim sendo caros Bloggers peço-vos muito sensibilidade e basta um pequeno gesto para podermos amar os "Sem Abrigo" e contribuir para um Mundo melhor e mais justo!!!

Esperançadas saudações*****

6 comentários:

Pekena disse...

Esta é uma dura e cruel realidade que tem vindo a alastrar-se cada vez mais :/

Todos nós devemos valorizar e estimar aquilo que temos, porque não sabemos o dia de amanhã. Quando fazia voluntariado fiquei espantada ao contactar estrangeiros com um bom nível de qualificações, mas que no entanto, pelas pragas da vida, acabaram por entrar nesta vida de pobreza, solidão! O mesmo acontece com pessoas da alta sociedade.

Quanto à linha 144, muitos não sabem da sua existência. É sempre bom divulgar para que todos estejam informados.

Bom fim-de-semana :)
Bjs da Pekena***

Pekena disse...

"Já toda a gente tropeçou neles. Às vezes com nojo, quase sempre com desconforto, normalmente com alguma coisa a arranhar até ao fundo da alma" -

Esta frase dói...
Quantos é que neste preciso momento estão a sofrer?? Fome, frio, solidão, dor...

Esperança disse...

Pekena: Este Post, tem o intuito de divulgar uma linha com o qual o meu serviço faz parceria. Assim sendo, espero sinceramente que por quem aqui tropece..me ajude nesta minha issão social porque todos nós temos esse DEVER!
Quanto a ti minha linda sei bem que essa tua estrela vai contribuir nesse sentido!! ;-)

Um Feliz FDS!

Alien David Sousa disse...

Esperança, eu não sabia da existência dessa linha.E sim é uma trise realidade que aumenta a olhos visto. Temos um governo que nega a crise e que devia de ir dizer a estas pessoas que "portugal está bem e recomenda-e"
O que muitas pessoas não entendem é que quando viram os olhos a estes sem abrigo, um dia alguém pode estar a fazer-lhes o mesmo. Porque muitos destes sem abrigo já tiveram empregos, familias...etc...e agora vivem como vivem. Enfim, excelente post sis da Pekena.;)
Saudações alienígenas

Esperança disse...

Alien: Obrigada pelo comentário conto contigo para amarmos os Sem-Abrigo!

Esperançadas Saudações*****

Vida Mormon - Santos dos Últimos Dias disse...

eu pertenço como voluntário da Cruz Vermelha a equipa distrital de lisboa e quando somo activados por causa de sem abrigo de longa duração eles quase nunca querem ser acolhidos o que dá pena pos o serviço funciiona e eles é qque não querem ... o que dá pena mas não há nada a que podemos fazer...