domingo, 29 de abril de 2007
Fim de Semana Grande!
Marcha mundial pela legalização da cannabis
Em mais de 220 cidades dos cinco continentes, incluindo, em Portugal, Lisboa e Porto, 5 de Maio é dia de marchar pela legalização/normalização do cultivo, venda e consumo de cannabis.
Benfica x Sporting (1-1)
Benfica e Sporting empataram hoje (1-1), no jogo grande da 27ª jornada da Liga de futebol, permitindo ao líder FC Porto, que perdeu (2-1) sábado no Bessa, continuar com quatro e três pontos de vantagem, respectivamente, sobre os rivais.
O derby lisboeta começou com a possibilidade de o Sporting se colocar a apenas um ponto do FC Porto, caso vencesse, enquanto um triunfo do Benfica permitiria à equipa da casa ficar a dois pontos dos campeões nacionais.
sábado, 21 de abril de 2007
Reciclagem
A Caminho da Semana Académica...
Coimbra...
Uma breve introdução histórica sobre a queima das fitas....
A tradição de queimar as fitas remonta à década de 50 do século XIX. Segundo Eduardo Proença-Mamede, "grupos de estudantes que, vendo-se passados nos exames do 4º. Ano faziam um cortejo e depois queimavam as fitas numa pequena cova no chão onde ardia um pequeno fogo".
Sem Abrigo - LNES 144
Mais que deprimente, é chocante o espectáculo da degradação humana socialmente adquirida. Mas se é chocante ver essa gente que bateu no fundo da condição social não é menos emocionante encontrarmos pessoas, homens e mulheres, que já sem condições nem meios, tentam ainda manter um resto de dignidade antes do colapso final. Cruzamo-nos com eles na rua: até passariam desapercebidos não fora o rosto, os olhos espezinhados pela vida e aquela carga insuportavel de miséria e desespero que se lhes adivinha na alma!
Ao lado estão vários lugares sobre este tema. Entre neles e vá até onde quizer. Depois, se puder, faça alguma coisa de concreto. Nada nos garante que, daqui a algum tempo, não seja um de nós – um amigo, um familiar – a estar naquelas condições. Demais, segundo dizem, o pior pecado é o da omissão.
Como funciona ?
A linha 144 é gratuita. Um operador faz uma primeira triagem. Havendo uma questão social, o funcionário (da PT) transfere a chamada para a equipa central (da Segurança Social). Ali, existem técnicos preparados para prestar o primeiro apoio. De acordo com a localização geográfica, encaminham para o Centro Distrital da Segurança Social.
Qual a maior problemática? No início, os sem-abrigo garantiam a maior incidência de chamadas reais que caíam no 144. Agora, tal lugar é ocupado pela violência intrafamiliar. "O ano passado, 39,6 por cento das chamadas diziam respeito a violência doméstica", especifica José Amaro. Violência física (1402 pessoas, 687 processos), psíquica (1288 pessoas, 628 processos) e sexual (52 pessoas, 30 processos). Há quem ligue só para se aconselhar, mas também quem tenha fugido de casa com os documentos e a roupa do corpo e precise de alojamento de emergência.
Assim sendo caros Bloggers peço-vos muito sensibilidade e basta um pequeno gesto para podermos amar os "Sem Abrigo" e contribuir para um Mundo melhor e mais justo!!!
Esperançadas saudações*****