quarta-feira, 9 de maio de 2007

Dia Mundial da Criança



Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.



É um dia em que se pensa ou pelos menos se deveria pensar nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).



Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?


Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nas a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.


Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabiam ler nem escrever?


E também viviam em péssimas condições para a sua saúde?


Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:- afecto, amor e compreensão;- alimentação adequada;- cuidados médicos;- educação gratuita;- protecção contra todas as formas de exploração;- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.



Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).Estão escritos de uma forma mais simples para tu os perceberes melhor.
Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!


"Criança"



Criança, tu és o conforto


Criança, tu és o amor.


Tu, que tens alegria nos teus olhos


E que aos outros ofereces amizade;


Tu, que caminhas Sem maus pensamentos


E que amas Sem rodeios


Vem ...!


Vem comigo.


Dá-me a tua mão.


Criança,


Tu és o símbolo


Do amor


Da paz


E da liberdade.


Tu és o fruto


Da inocência


E da pureza.


Criança


Ajuda-nos a construir


Um mundo bom,


Como tu


Estrela brilhante!






Esperançadas Saudações*****

6 comentários:

Pekena disse...

Bem, eu acho que este foi o post mais lindo que já li na blogosfera, nestes últimos tempos.
Não sei se é por falares num ponto tão sensível a cada um de nós, mas a exposição e o encadeamento que fizeste está excepcional!

Parabéns :D

Eu não sabia de nada disso que aí falas... é verdade!
Gosto de postagens destas, que nos possam trazer algo de útil à nossa aprendizagem, e que nos leve à reflexão.

Uma vez, devia de ter os meus 14/15 anos, vi uma reportagem sobre as crianças de África. Simplesmente fiquei a chorar com aquelas imagens terríveis.
Engraçado, que muitas vezes estou a tomar banho e dou por mim a pensar que existem milares de pessoas que estão a morrer à sede, enquanto que eu fico ali a desperdiçar litros de água... bem não ligues, isto já sou eu a divagar.

Boa semana, ou melhor, boaas férias :D :D :D
Beijocas graaaaaaaandess!!!

peace_love disse...

Quem me dera voltar a ser criança..

Alexandre disse...

Sim, é tudo muito recente, por isso até admira e faz pensar como seria antes destes direitos!

As crianças sempre foram vistas como seres menores só com deveres e quase sem direitos! Mesmo em Portugal só há poucos anos se começou a ter mais atenção com as crianças, Portugal tinha uma das mortalidades mais elevadas da Europa, senão do mundo. O analfabetismo em Portugal na primeira metade do s+ec. XX era uma coisa atroz, as crianças filhos do povo começavam a trabalhar no campo aos 6, 7 anos!

É difícil imaginar isso agora!!!

Beijinhos!!!

Silva disse...

É bom ser criança. Mas o que eu tenho muita pena e que me entristece é haver crianças por este Mundo fora que não possam festejar este dia e receber não um presente mas sim um pequeno carinho.É triste.
Gostei do post continua ...
Beijinhos do Silva

Esperança disse...

Pekena:
Obrigada pelo elogio apesar de seres suspeita maninha..lolll, bjoxxxxx


Peace_love:
Agradeço a tua visita ao meu simples Blog, espero poder retribuir mas ando muito ausente pois encontro-me de férias e um pouco atarefada nas lidas diárias!

Alexandre:
Obrigada pela teu comentário é de todo uma mais valia!
Conto contigo!

Silva:
Antes de mais mtos parabéns! Espero que não esteja tão grávido quanto a Paula! loll
Quanto ao Post agradeço o comentário e espero que todos juntos possamos de alguma forma contribuir para que esta e outras problemáticas sejam encaradas com outros olhos e que se passe desta treta das palavras à acção! Chega de blá blá blá temos de actuar.. denunciar!



Saudações esperançadas a todos vós*****

Alexandre disse...

Esperança,


allooooooooooo!!!!!!!!!!!!

Beijinhos!!! Muitos!!!